Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Posse de Pedro Bandeira na ABLC

PEDRO BANDEIRA NA ABLC
Pedro Bandeira Caldas, convidado pelo presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva, tomará posse na Academia Brasileira de literatura de Cordel.
Pedro ocupará a cadeira nº 35 que tem com patrono Expedito Sebastião da Silva.
A posse será realizada na Confederação das Academias,
Na rua, Teixeira de Freitas nº 5 – Lapa – Rio de Janeiro – RJ, no dia 11 de março de 2014 as 16:00.
Convidada por Pedro Bandeira, e lisonjeada com o convite, com muito prazer serei madrinha deste poeta do repente e do cordel.
Dalinha Catunda

Um comentário:

  1. Quando deixarão de perseguir a cultura popular? quando?.

    Essa carta enviei ao Prefeito de Salvador em Dezembro de 2013:

    Carta para ACM neto
    Carlos Silva Prezado amigo, faça circular essa carta que acabei de postar na página do Prefeito ACM NETO.

    Exmo.Sr.Prefeito, Antonio Carlos Magalhães Neto por favor. Em respeito á cultura secular do cordel,por amor á cultura Baiana e Brasileira, Não retire da praça Cairú a Banca de cordel, pois lá é um ponto de referencia de encontro de todos os nossos poetas e cantadores da Cultura popular, Vamos fazer uma gestão que seja do agrado de todos. A poesia de cordel está sendo vista como uma revolução na educação.Participei do Seminário do cordel na UNEB - Campus Uneb De Irecê, e este setor acadêmico da Bahia teve como tese nos três dias de seminário , a literatura de cordel.

    Reveja essa situação, e informe-se mais sobre essa nossa riqueza cultural admirada no mundo inteiro. SALVADOR SERIA A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, A PERSEGUIR A CULTURA POPULAR E SEUS ARTISTAS, COM A HISTÓRICA IMPORTÂNCIA QUE ELA TEM PARA O RESTO DO PAIS E DO MUNDO?
    Espero que o Sr.aja de bom senso e não se deixe levar por alguns que acham que a poesia de cordel, o artista popular, não tem importância cultural para o nosso Estado.

    Carlos Silva - poeta e cantador, da VILA DE ITAMIRA, município de Aporá,-Litoral norte da Bahia, escrevo em nome de todos os poetas da oralidade escrita e cantada da nossa poesia da Bahia.(75-3448-1159)

    Eis aqui, alguns dos defensores da nossa arte de cordel na Bahia.

    Vejam só nobres amigos
    O Meu discurso afinal
    Pra defender o cordel
    A cultura e coisa e tal
    Botarei nome na lista
    Pra eleger um cordelista
    Pra deputado estadual

    Resultado?
    A banca foi retirada, e não existe previsão se vão arrumar um local devidamente apropriado para exposições dos livretos de tantos cordelistas.
    Itamira, 05 de Fevereiro de 2014

    ResponderExcluir