Seguidores

terça-feira, 17 de novembro de 2020

LINDICÁSSIA NASCIMENTO NA ABLC



 

LINDICÁSSIA NASCIMENTO NA ABLC

Sábado dia 21 de novembro, as 16 horas acontecerá a plenária da ABLC, a penúltima do ano.

Será uma plenária concorrida, pois teremos duas posses:

 A de Felipe Favrat, como pesquisador;

 A posse de Lindicássia Nascimento como benemérita.

Quem é Lindicássia Nascimento?

Lindicássia Nascimento é filha de Barbalha, uma mulher nordestina, que luta incansavelmente para difundir nossa Literatura de Cordel.

  É uma cabocla da terra, uma poetisa raiz, semente que brota em versos e nos oferece as mais belas colheitas.

Atualmente é presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha, deu nova cara a essa entidade, com sua força, seus projetos. É uma mulher dinâmica, que mesmo provando das dificuldades faz a Sociedade acontecer.

A poetisa Lindicássia Nascimento é uma das maiores divulgadoras da Literatura de Cordel, que já tomei conhecimento.

Sempre acha uma novidade para promover o cordel em redes sociais.

Criou A Varanda da Poesia, onde poetas e poetisas de todo Brasil passam para deixar o seu recado. Seja sobre o Outubro Rosa, Novembro Azul ou outros temas de relevância.

Criou a Trilha da Poesia com o objetivo de trazer os poetas para uma caminhada ecológica, entremeada de histórias e poesia.

Criou também o projeto cultural: Mungunzá Com Poesias Versos e Prosa, fortalecendo os saberes e sabores e a literatura de cordel, através da manifestação popular.

LIndicássia, além de presidente da SPB é membro da Academia de Letras do Brasil, é benemérita da Academia dos cordelistas do Crato - ACC e foi indicada para entrar como benemérita no ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel o que naturalmente enriquecera mais ainda seu extenso currículo.

Seu reduto é Barbalha, mas com o advento da internet e como ótima articuladora que é, tem se promovido e promovido a Literatura de Cordel nacionalmente.

Aqui tem só um pouco dessa grande mulher, que será nomeada como benemérita na ABLC e com isso ganharemos uma companheira de peso na Casa da Poesia.

Texto e fotos de Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

Dalinhaac@gmail.com

Um comentário:

  1. Sempre grata a poetisa Dalinha Catunda, pela indicação do meu nome e ao Mestre Gonçalo pela aceitação. Gratidão a ABLC, por me aceitarem como parte deste sodalício.

    ResponderExcluir