Seguidores

sexta-feira, 22 de março de 2019

PLENÁRIA ABLC DE 20 DE MARÇO DE 2019



Pauta: Posse Isaura Rodrigues Pinto – professora/Doutora em Letras da UERJ, Campus São Gonçalo, no quadro de pesquisadores.

A Sessão Plenária da Academia Brasileira de Literatura de Cordel do dia 20/03/2019 deu posse à professora Maria Isaura Rodrigues Pinto – UERJ – Campus São Gonçalo.

A apresentação coube à bibliotecária Rejane Monteiro, responsável pela Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva, da UERJ São Gonçalo, idealizada pela professora.

Maria Isaura, em seu discurso trouxe para a pauta a importância das academias universitárias realizarem pesquisas na área de literatura de cordel. Movida por esta preocupação conquistou na UERJ, Campus São Gonçalo, espaço não apenas para a implantação de uma Cordelteca, mas também de fomento a pesquisas, cursos, oficinas, palestras e atividades recreativas junto aos alunos à volta da literatura de cordel e da cultura popular.

Dalinha Catunda ofereceu as boas vindas à professora Maria Isaura e aproveitou a oportunidade para repassar às mãos do Presidente Gonçalo Ferreira da Silva as comendas referentes ao Prêmio recebidas por ocasião do Centenário Gonzagão 2018, promovido pelo poeta Pedro Sampaio, em Fortaleza, Ce. Na sequencia, vários poetas fazem seus pronunciamentos ressaltando suas preocupações com a produção, edição e distribuição dos folhetos de cordel. João Batista Melo foi veemente no debate destas questões. Chamou atenção para as dificuldades na produção e, a falta de remuneração adequada para a realização de palestras e oficinas. Moraes Moreira, Diretor Cultural, trouxe seu violão e seu canto em Martelo Agalopado.



O presidente chamou o acadêmico Dideus Sales, visitante, direto do Aracati, Ce.

Dentre as mulheres acadêmicas, estiveram presentes Dalinha Catunda, Rosário Pinto e Alba Helena. O acadêmico Sepalo Campelo apresentou dramatização do clássico de Leandro Gomes de Barros, O soldado jogador.

A reunião foi muito movimenta e rica em seus debates. As polêmicas, sempre ricas para a sedimentação da literatura de cordel.

Nota: CORDEL DE SAIA
Rosário Pinto e Dalinha Catunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário