Seguidores

terça-feira, 4 de junho de 2019

Eu levo minha vidinha/ Do jeito que gosto e quero


EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.
Mote de Dalinha Catunda
*
Não nasci pra ser padrão,
Tenho manha e sou teimosa,
Não sou fraca ou desditosa,
Piso com força no chão.
Eu sou mulher do sertão!
Sem queixa, sem lero-lero,
Ti ti ti eu não tolero,
Quem diz isso é Dalinha:
EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.
*
BASTINHA JOB
Amo a vida simplesmente 
Do jeito que ela vier 
Não desfolho malmequer 
Não sou de usar pano quente;
Prefiro ser indecente 
Moralista não tolero 
Mando um redondinho zero 
Pra quem não entrar na minha:
EU LEVO MINHA VIDINHA 
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO!

*
DALINHA CATUNDA
Resolvi ser diferente
Somente pra não ser santa
Eu sei que meu jeito espanta
Porém fico indiferente
Pra viver eu boto é quente
Tempo bom eu não espero
Levo na valsa ou bolero
A saga que é só minha
EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.
*
VÂNIA FREITAS
Abro a boca e solto o verso
Na estrada por onde passo
Sem régua e sem compasso
Eu faço meu universo
Cheio de verso e reverso
Dizem que sou nota zero
Porém não me destempero
Não ligo pra essa gentinha
EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.

*
ROSÁRIO PINTO
Rancor comigo não casa
Procuro limpar o astral
E sem conversa banal
P’ra fofoca não dou asa
E quando a besteira vasa 
A vida é um bolero
Confusão jamais tolero 
Não vivo de picuinha
EU LEVO MINHA VIDINHA 
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO

*
RITINHA OLIVEIRA
Eu sou simples e caseira 
Não costumo viajar 
Sei me tele transportar 
E de forma aventureira
A minha mente matreira 
Me leva ao que mais venero 
Realizar eu espero 
A loucura que é só minha
EU LEVO MINHA VIDINHA 
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO 
*

CREUSA MEIRA
Nem sempre falo de mim
Pode ser por timidez
Mas não perco a minha vez
De glosar um mote assim
Não sei se é bom ou ruim
Que seja melhor, espero
Para viver, considero
Ser do modo que se alinha
EU LEVO MINHA VIDINHA 
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO

*
LINDICÁSSIA NASCIMENTO
 Nessa vida sou cigana
E não tenho paradeiro
Vivo com pouco dinheiro
Melhor do que quem reclama
Que tem tudo e não se ama
Eu canto e danço bolero
Sou provocante e paquero
Quando quero entro na linha
EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.

*
IVONETE MORAIS
Sou mulher determinada
E sei que feliz eu sou
Sempre caminhando vou
Curtir minha liberdade
Com real felicidade
Nos versos eu me esmero
As vezes danço um bolero
Tento andar sempre na linha
EU LEVO MINHA VIDINHA
DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.

*
RITINHA OLIVEIRA
A caneta da alegria
Rabisca os versos meus
Ela foi dada por Deus
E eu a uso todo dia
Pra honrar a poesia
Componho verso sincero
É simples mais eu espero
Agradar em cada linha
Eu levo minha vidinha
Do jeito que gosto e quero.
*
MANA CARDOSO 
Eu gosto do meu lugar 
Meu pacato Romualdo 
Aqui eu tenho respaldo 
E gosto de ensinar
Alunos a versejar 
Confusão eu não tolero
Um Brasil melhor espero 
Sei que não luto sozinha
EU LEVO MINHA VIDINHA

DO JEITO QUE GOSTO E QUERO.
*
DAVID FERREIRA
Essas nossas poetisas, 
a começar por Dalinha, 
Bastinha Job e Ritinha, 
todas reais e concisas, 
Rosário e Vânia (precisas)
para o que der e vier 
cada qual no seu mister
harmoniza a própria lida...
Cada uma leva a vida 
do jeito que gosta e quer

*
Mote de Dalinha Catunda
Xilo de Maércio Lopes
Golas das mulheres do cordel
*
Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC
dalinhaac@gmail.com

Um comentário:

  1. E vamos levando nossa vidinha de espalhar a literatura de cordel onde quer que estejamos. Beijão amiga Dalinha e todas que participaran desta Peleja virtual.

    ResponderExcluir