Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2021

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE MUNDIÇA NAO METE A MÃO


 

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO

1

Deixe meu pote tampado

Bote a boina no lugar

Não venha querer toldar

Meu trabalho armazenado

Da cacimba retirado

Pra servir na precisão

Por isso preste atenção

E no seu caderno anote:

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO

Mote e glosa de Dalinha Catunda

2

Faço tudo na certeza

De que nada sai errado

Tudinho bem explicado,

Não dou vez á incerteza

E quem vive de vileza

Não come do meu feijão

Não dança no meu salão

Também não gloso seu mote:

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO.

MOTE de Dalinha Catunda

GLOSA DE Bastinha Job

3

Para não entrar sujeira

Deixo tudo bem fechado

Com um paninho amarrado

É rotina costumeira

Não troco por geladeira

Mantenho essa tradição

Geração em geração

Tô falando, então anote

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa: Dulce Esteves.

4

Quando minha mãe casou,

Um pote foi a mobília,

Sustentou toda família.

Hoje ele já secou,

De lembrança lá ficou,

Supriu uma geração.

Nele ainda há emoção,

Se mexer, viro capote.

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO.

MOTE: Dalinha Catunda

GLOSA: Chica Emídio

5

Com três potes na cozinha

Em cima da cantareira

Faziam uma molhadeira

Que vovó na se continha

De fazer a ladainha:

Não joguem água no chão!

Vê se prestam atenção!

E bote no pote o saiote!

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa:Vânia Freitas

6

Escolhi a artesã

Que agiu com todo zelo

Veja o primor de modelo

Nesta arte viva e sã

Pego a lata com afã

Na cisterna ou cacimbão

Lavo em zelo mão a mão

Para que a limpeza brote

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NÃO METE A MÃO.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa Rivamoura Teixeira

*

Eu só bebo água limpinha

Apanhada de açude

O meu pote não tem grude

Nem poeira de vizinha

Com um pano de cozinha

Dou um nó com precisão

Quero ver qual é o cão

Que desata o meu mangote

ÁGUA QUE BOTO EM MEU POTE

MUNDIÇA NAO METE A MÃO

MOTE: Dalinha Catunda

GLOSA: Giovanni Arruda.

*

Agradeço a todos os participantes dessa roda de glosas.

Mote e coordenação de Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

dalinhaac@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário