Seguidores

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Notícia no CORDEL DE SAIA

Queridos amigos, saiu essa semana, pela editora IMEPH meu novo livro: O LIVRO DELAS, Catálogo de Mulheres Autoras no Cordel e na Cantoria Nordestina. Trata-se de um marco na historiografia do folheto por trazer as vozes femininas. Estamos celebrando essa grande vitória! Enfim, depois de quase duas décadas de pesquisa essa obra vem ao mundo! O livro traz uma apresentação da professora Beliza Aurea e um posfácio magnifico da professora Holandesa Ria Lemaire. Interessados em adquirir a obra me contactem ! Estamos em plena gratidão!
Disse a professora Bruna Lucena:
Nesta obra de fôlego, Fanka Santos faz um importante convite a todas que fomos historicamente silenciadas: recuperar nosso espaço na história. Precisamos entender como o silenciamento e a opressão construíram campos de exclusão para as mulheres.
Ao trazer um rol de mulheres autoras no cordel e na cantoria, O livro delas rompe uma lógica de marginalização e coloca essas produções no centro da história, manifestando a transgressão, a rebeldia, a resistência e o empoderamento das mulheres com suas vozes, corpos, letras. Uma demonstração das infinitas possibilidades de mentes, almas, espíritos, corpos, imaginação e trabalho das mulheres no mundo, este Catálogo materializa conhecimentos, consciências e políticas criadas por mulheres autoras de cordéis e cantorias em diversas temporalidades e territórios.
Em um tempo como o nosso em que as vozes das mulheres têm sido esvaziadas ou cooptadas pela perspectiva liberal, é preciso reaver nossas origens feministas, indígenas, negras, brancas, mestiças... O livro delas é uma obra indispensável para conhecer e debater as bases de uma arte e cultura das vozes e das palavras das mulheres, bem como de uma epistemologia de estudo desses campos, mas também para definir que projeto de mundo sonhamos, queremos e construímos, em que as mulheres têm voz e vez.
Bruna Lucena
Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília
Pode ser uma imagem de 3 pessoas

 

Um comentário: