Seguidores

sábado, 15 de agosto de 2020

CIRANDA DE GLOSAS COORDENADA POR DALINHA CATNDA

 

Glosando na rede. Mote de Dalinha Catunda usando o dialeto cearense

*

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA

Mote de Dalinha Catunda

1

DALINHA CATUNDA

Hoje não vai ter refregas

Sujeito você me escute!

Estou toda ispilicute,

Só pra escutar meus bregas.

Você só quer ser as pregas,

Mas deixe de ladainha

Hoje quem manda é Dalinha

Nem venha me agoniar:

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA

2

CARLOS GILDEMAR PONTES

Vixe que a língua tá solta

Cantando na bregaria

Passa noite e passa dia

E a poeta dando volta

Já recebeu uma escolta

Da fofoqueira, a vizinha

Mesmo que seja Dalinha

Se for presa vai dançar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

3

BASTINHA JOB

Não venha me dar cantada

Já conheço o lero-lero,

E de você, nada espero

Sua conversa é fiada;

Você é página virada

Galo de crista molinha

O trem que saiu da linha,

Tô rindo de teu azar:

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA!

4

RIVAMOURA TEIXEIRA

Parece que levantei

Sob a escada me pus

Não fiz o sinal da cruz

Nem pai nosso eu rezei

Você zoou me zanguei

Já pensou na picuinha

Pode se assanhar Dalinha.

Sei muito bem me cuidar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA

5

DÃO DE JAIME

Não me venha com lorota

Não gosto de desaforo

Se não eu tiro seu coro

Pra fazer um par de bota

É bom pegar outra rota

Você só tem é murrinha

De tanto comer farinha

Reconheça seu lugar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

6

ASSIS MENDES

Não gosto de de desaforo,

Nem aguento pileiria,

Com migo a conversa é séria,

Ou então eu desso o couro,

Você vai caí no choro,

Lá dentro da camarinha,

E aí vai dormir sozinha,

Pra saber me respeitar,

VOCÊ PODE SE ESPRITAR,

NEM ME BATE A PASSARINHA,

7

JOAB NASCIMENTO

Não pense que vai fugir

Hoje eu quero seu chamego

Venha aquecer o seu nego

Vou querer te possuir

Hoje a cama vai rangir

Vai dar nó em sua espinha

Nos conselhos de Dalinha

Ouça o que vou lhe falar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

8

VÂNIA FREITAS

 Sou moça muito educada

Eu não sei brigar no verso

O meu mundo no universo

Tem outra face malvada

Se entro com essa tal cambada

Entro e ataco até a vizinha

E ninguém ganha essa rinha

Porque entro para matar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

9

ANTÔNIO HONÓRIO

Voce pode até da dançar

A dança do passarinho

Nem venha com seu jeitinho

Me fazendo cafuné

Beliscando no meu pé

Que nem um galo de rinha

Que eu sou uma santinha

Que mãe tinha no altar

VOCÊ PODE ME ESPIRITAR

QUE NEM BATO A PASSARINHA

10

JOÂO RODRIGUES

Não temo sua trovoada

Nem chilique, nem frescura

Comigo a parada é dura

Pode vir fresca ou zangada

Você pra mim não é nada

Tá sempre perdendo a linha

Parece uma cabritinha

Berrando para mamar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

11

GEVANILDO ALMEIDA

Comigo você balança

Sem sanfona ou violão

Na mira do meu facão

Eu corto sua esperança

Arrebento a sua lança

Lhe transformo numa zinha

E na água geladinha

Faço você mergulhar

VOCÊPODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA.

12

RITINHA OLIVEIRA

Não fujo de confusão

Tenho fama promissora

Sou a maior predadora

Que existe nesse chão

Já matei até leão

Tirei predador de linha

Sou felina, sou Ritinha

Vou agora te sangrar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA

13

DULCE ESTEVES

Se tu procuras chamego?

Tá com a pessoa errada

Pois na hora da pegada

Eu só quero ver o nego

Com rala bucho e esfrego

Aquecer a bacorinha

Ficar no ponto doidinha..

Falta muito pra chegar

VOCÊ PODE SE ESPRITAR

NÃO ME BATE A PASSARINHA!

14

DAVID FERREIRA

Na minha terra onde moro,

ninguém se atreva me olhar

de cara feia e berrar

achando qu’ ouvindo, choro.

Pelo contrário eu adoro,

pois, sou igual a Dalinha,

não aceito em minha rinha

alguém pintar nem bordar...

“Você pode se espritar,

nem me bate a passarinha.”

15

DALINHA CATUNDA

Meu povo, muito obrigada

Por glosar um mote meu

Muita gente se atreveu

Êta ciranda animada

Vou marcar outra rodada

Estou preparando a rinha

Pois não vou cantar sozinha

Quero mesmo é me esbaldar

VOCÊ PODE SE ISPRITAR

NEM ME BATE A PASSARINHA

*

XILO de Carlos Henrique, já é capa de cordel.

dalinhaac@gmail.com

postagem de Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

 


2 comentários:

  1. Ficou show, Dalinha! Adorei o mote!!!! Valeu por fazer esta coletânea! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João. Muito bom você ter um blog também para ter seu material mais exposto. Meu abraço.

      Excluir