Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

Moreira de Acopiara, na íntegra

Postamos, aqui, na íntegra o poema do nosso confrade da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com seu depoimento sobre Cordel velho & Cordel Novo. Todos os poetas foram unânimes: cordel, só exite um - aquele de boa qualidade! 
*
O Novo Cordel

1
Têm falado muito por
Aí de Novo Cordel,
E eu também quero me expor,
Porque é esse o meu papel.
O cordel foi minha escola,
Mas ele não me bitola
Nem é meu evangelho.
E acho que o que hoje é novo
E está na boca do povo,
Amanhã já será velho.
2
Entre passado e presente
Precisa haver sintonia,
É importante que a gente
Corra atrás de melhoria.
Tudo, tudo se renova.
O cordel também é prova
De grande transformação.
Melhorou, se renovou,
Mas ele nunca deixou
De se também tradição
3
Os poetas do passado,
Como Leandro e Silvino,
Deixaram como legado
Regras para as quais atino:
Métrica, rima e oração.
Essas três regrinhas são
Ferramentas regulares
Que, nunca modificadas,
Serão sempre utilizadas
Por mim e pelos meus pares.
4
Tudo o que se renovou
Nesse cordel que pratico,
Que com certeza o deixou
Mais empolgante e mais rico,
Com você pode ver,
Foi o jeito de escrever
Dos cordelistas de agora.
Usam-se rica linguagem,
E até mesmo na abordagem
Houve uma grande melhora.
5
Hoje as histórias são feitas
De maneira pragmática.
Usam-se rimas perfeitas,
Observam-se a gramática...
O poeta de hoje em dia
Possui mais sabedoria,
É muito mais preparado.
Sabe o que é “elisão”.
Uma “hiatização”
E um “sentido figurado.”
6
Quando fala sobre bodas
Não se vexa na mensagem.
Conhece muito bem todas
As “figuras de linguagem.”
Lê e decora a cartilha,
Não fica só na sextilha,
Explora modalidades,
Usa a linguagem do povo,
Fala do velho com o novo,
Corre atrás de novidades.
7
Para mim, Novo Cordel
Deve ser tradicional,
Mas ter bonito papel,
Capa com bom visual,
Que seja xilogravura
Ou qualquer outra figura
E, até, em policromia
Uma ilustração decente,
Trabalhada e condizendo
Com o que o cordelista cria.
8
Eu poderia ter feito
Este poema em sextilhas,
Mas me esforcei, dei um jeito,
Caminhei por outras trilhas
E ele em décimas foi escrito.
Pra meu gosto está bonito,
Está cumprido o papel.
Já posso comemorar.
Se quiser, pode chamar
Isto de Novo Cordel.

(Moreira de Acopiara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário